Plano de Marketing

É um documento que contém informações e ações necessárias para atingir objetivos de marketing. Ele é o primeiro passo para ajudar a sua empresa a definir metas e conquistá-las. O Plano não precisa ser apenas sobre a sua empresa, mas pode ser utilizado para planejar uma marca, um produto ou serviços. Um bom Plano de Marketing pode ser visto como um item a ser agregado ao plano de negócios de uma empresa e é um elemento indispensável ao seu crescimento. Investir nele significa, também, tornar a sua empresa mais resistente a crises, visto que, com as informações coletadas, mudanças internas e externas podem ser previstas com antecedência.

 

Criando um Plano de Marketing

A criação é um processo que envolve o estabelecimento de etapas a serem seguidas. Para um Plano completo, é necessário, acima de tudo, conhecer bem a sua empresa e o ambiente externo que a envolve. Nós, da consultoria de marketing, estamos aptos a colocar no Plano de Marketing os fatores internos e externos que podem influenciar no seu negócio. Ou seja, especificamos os caminhos e atitudes realizadas dentro e fora da sua empresa que irão influenciá-la agora e no futuro próximo.

Somando a isto, no Plano de Marketing também é importante constar informações detalhadas sobre a sua empresa hoje. No Plano devem estar inseridos apontamentos que mostrem o que torna a sua empresa forte, mas também o que a torna fraca. Por exemplo, é importante constar no Plano de Marketing que a sua empresa é a única que utiliza ingredientes orgânicos (ponto forte) ou é a única que ainda não atingiu o mercado exterior entre a concorrência (ponto fraco). O Plano também deve apresentar o que o meio externo tem a oferecer de bom para o seu crescimento, mas também ameaças que possam barra-lo ou atrasá-lo.

Análise da Concorrência no Plano de Marketing

O Plano de Marketing também é um espaço voltado para entender e definir quem são os seus concorrentes e os seus clientes. Com ele, é possível identificar melhor quais são seus concorrentes diretos e indiretos, fazer uma analise de mercado e medir quais deles seriam os mais fortes. Com relação ao público-alvo e aos clientes da sua empresa, o Plano te ajuda a entender melhor com quem você vai conversar, qual a melhor forma de entrar em contato com os seus consumidores, quais ações providenciar para conquista-los. Neste ponto, pode te mostrar se suas atitudes atuais são as melhores para o seu negócio ou não.

A partir destas e muitas outras informações a serem coletadas, dá-se início à definição de objetivos de marketing da sua empresa e das ações e estratégias a serem utilizadas para alcançá-los. Por exemplo, se o objetivo do seu Plano de Marketing é aumentar a venda dos seus produtos, ou ter mais clientes frequentando sua loja, as ações e estratégias devem girar em torno desta meta! Ou seja, o Plano como um todo deverá ser construído com a finalidade de cumprir o direcionamento estratégico pré-estabelecido.

Para colocar o Plano de Marketing em funcionamento, é primordial estabelecer um cronograma. Com ele, além de acompanhar, é possível mensurar a duração de cada etapa e os recursos que foram utilizados.

O Plano de Marketing é um documento essencial para qualquer empresa, pois, com ele bem definido e completo, você consegue entender melhor o seu negócio, concorrentes, clientes e o que fazer para fazer a sua empresa crescer!

Confira: Como elaborar um bom plano de marketing

Se a sua empresa precisa de uma consultoria de Marketing, entre em contato com a gente! Estaremos prontos para entregar a melhor solução para a seu negócio.

Objetivos de Marketing

É no Plano de Marketing que se estabelecem as informações e ações necessárias para definir e atingir os objetivos de marketing do seu negócio.

Definir caminhos e atitudes

Para um Plano de Marketing amplo, especificamos os caminhos e atitudes realizadas dentro e fora da sua empresa que irão influenciá-la agora e no futuro próximo.

Conquistar objetivos

O Plano de Marketing te ajuda a entender melhor com quem você vai conversar e, quais ações providenciar para conquista-los.

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