Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é um conceito da administração empresarial útil em todas as áreas de uma organização. Ele consiste em um processo que define o melhor caminho para atingir certos objetivos, dentro de um contexto previamente analisado.

Para que o planejamento estratégico ocorra, é preciso que ele seja também participativo. Ou seja, que todos se engajem, a começar pelo líder. Essa disposição de todas as pessoas que fazem parte da empresa é essencial no sucesso do planejamento estratégico.

Para entendermos melhor os benefícios do planejamento estratégico na prática, acompanhe:

  1. Com o planejamento estratégico em andamento, todos passam a ter uma visão mais clara de seus objetivos.
  2. Assim, as tomadas de decisão tornam-se mais ágeis e baseadas em dados concretos e mensurados.
  3. Com isso,a priorização também fica mais fácil de ser feita. Tendo um cronograma de tarefas, o planejamento estratégico não desperdiça tempo.
  4. Além disso, ele engaja e aumenta o comprometimento de toda a equipe. Isso porque cada um sabe da sua importância nos processos do planejamento estratégico.
  5. Por ter funções bem definidas, os resultados proporcionam qualidade nos trabalhos feitos.
  6. Quando se tem um planejamento estratégico, evitam-se os erros de procedimento.

Com tantos benefícios, podemos entender melhor as etapas que esse planejamento estratégico traça para se concretizar. Essas etapas não são um molde para toda empresa porque cada uma tem sua forma de trabalhar, porte, objetivos, tempo disponível, entre outras variáveis. Porém, sugere-se uma base a ser seguida:

DIAGNÓSTICO:

Há muitas maneiras de analisar a realidade de uma organização. Uma das mais conhecidas é a análise SWOT, que busca apontar as forças (Strenghs) e fraquezas (Weakness) do ambiente interno da organização, além das oportunidades (Oportunities) e ameaças (Threats) do ambiente externo.

FILOSOFIA E DIRETRIZES ESTRATÉGICAS:

Essa fase do planejamento estratégico consiste em estabelecer a Missão, a Visão e os Valores da empresa. Ela é crucial pois ajuda tanto os funcionários a reconhecer os propósitos do ambiente em que trabalham, quanto os clientes, que ficam cientes sobre os ideais da organização. No mais, é neste momento em que se constrói o Mapa Estratégico com os Objetivos Estratégicos a serem atingidos.

METAS E INDICADORES:

Neste momento do planejamento estratégico, cada objetivo é contemplado com uma Meta que buscará conquistá-lo. Da mesma forma, são criados os indicadores que as monitorarão.

PROJETOS E PROCESSOS:

Aqui, são traçados os planos de ação que permitirão o alcance dos objetivos estratégicos, com suas devidas previsões de datas e responsáveis.

CONTROLE E GESTÃO:

O planejamento estratégico deve ser avaliado constantemente, durante suas fases. Reuniões semanais são uma ótima ideia para alinhar as ações que já foram feitas, e aquelas que ainda serão. Também são redefinidos pontos como os da análise SWOT.

Toda empresa pode formular seu planejamento estratégico. Contudo, 8 valores podem fazer total diferença na hora de colocar tudo em prática. São os chamados 8 Cs do planejamento estratégico:

  • Conhecimento – Saber o que é planejar estrategicamente e conhecer suficientemente os métodos e as ferramentas auxiliadoras de sua implementação.
  • Confiança – Crer na capacidade da equipe e na mudança positiva que um planejamento estratégico pode trazer.
  • Controle – Instrumentalizar o controle do andamento dos planos de ação, o cumprimento dos prazos e o a constante avaliação de tudo.
  • Colaboração – Auxiliar no reconhecimento da importância do planejamento estratégico e em possíveis dificuldades no cumprimento dos processos.
  • Coragem – Determinação em implementar a cultura do planejamento estratégico e para superar as resistências das mudanças.
  • Competência – Realizar o que foi planejado com qualidade e em tempo hábil para dar seguimento ao processo.
  • Comunicação – Atualizar todos os participantes sobre a evolução do planejamento.
  • Comprometimento – Estar ativo nos compromissos, seguindo os propósitos do plano.

Não deixe o planejamento para depois! Contate-nos para saber mais sobre como podemos te ajudar a planejar estrategicamente na sua empresa.

Empresas que confiam em nós:

Solicite agora um orçamento para sua empresa!