O que é o OpenCart?

O OpenCart, assim como o Magento, é um sistema web de código aberto para e-commerce. Isso quer dizer que desenvolvedores que conhecem as linguagens de código PHP, CSS, JQuery e o modelo de desenvolvimento de softwares MVC, conseguem modificar as extensões da plataforma sem maiores dificuldades.

O OpenCart permite adicionar diversas dessas extensões, além de garantir uma excelente gestão de pedidos. A ferramenta dispõe de um gerenciamento simples e intuitivo com um sistema de cache que dinamiza o carregamento das páginas desenvolvidas por ela. O OpenCart ainda utiliza a biblioteca JQuery em vários recursos. Assim, as páginas podem carregar com agilidade e sem precisar que o usuário a atualize.

 

Quais as funcionalidades do OpenCart?

São muitas as aplicações do sistema. Devido à ascenção das lojas virtuais, cada vez mais são acrescentadas utilidades a esse tipo de comércio. Assim, através de plataformas como o OpenCart, gerenciar sua loja fica mais fácil.

Conheça alguns de seus principais usos:

  • Cadastro ilimitado de produtos, marcas, departamentos e páginas;
  • Suporte para várias moedas com conversão em tempo real, bem como idiomas, temas e extensões;
  • Suporte para relacionamento entre produtos, avaliação e comentários de clientes, URLs amigáveis, etc;
  • Sistema de lista de desejos, busca por produtos, venda de vale presentes, envio de newsletter, devolução de produtos, etc;
  • Sistema básico de SEO;
  • Impressão de faturas;
  • Emissão de relatórios de vendas, afiliados, entre outros;
  • Ferramenta de backup e restauração.
  • Redimensionamento automático de miniaturas de imagens, dentre muitas outras funcionalidades.

 

E essas extensões do OpenCart?

As extensões, também chamadas de módulos,  são úteis para adaptar ou mudar alguns recursos nas lojas online. Exemplos de módulos são o cálculo de frete, a escolha de cor/estampa e tamanho do produto, login por meio de redes sociais, Google Image Site Map, recuperação de pedidos abandonados, SEO, métodos de pagamento como o boleto bancário e cartão de crédito, cupom de descontos, entre milhares de outros. O OpenCart tem mais de 40 extensões originárias dele próprio, que podem ser agrupadas por suas funções: pagamento, antispam, modificação, frete, estatística, alimentador, temas, antifraudes, total e módulo.

Cada ramo de e-commerce tem suas individualidades, e as extensões estão preparadas para atender os recursos necessários para cada nicho. Além das já existentes, os programadores também podem criar novas extensões, distribui-las gratuitamente, ou vendê-las. Nessa extensa possibilidade de criação, hoje já existem mais de 1.300 módulos disponíveis na loja de extensões do OpenCart. As categorias de nichos vão desde tecnologia e eletrônicos, moda e vestuário, móveis, carros e peças automotivas, até o setor de alimentação.

 

O que seriam os temas?

Os temas são, nada mais, nada menos, que a personalização visual da loja. Afinal, a aparência do site também conta e muito para o sucesso do e-commerce. Sua loja precisa ser, além de agradável aos olhos, prática e eficiente. Portanto, os temas tem a função de cuidar da visualidade do site, podendo ser customizados com a identidade visual da sua empresa, por exemplo. O OpenCart possui um tema padrão, já montado e predefinido. A customização pode ocorrer por meio dos temas adicionais – aqueles estilizados através de códigos. Da mesma forma que as extensões, um programador pode livremente criar seu tema e disponibilizá-lo a quem quiser.

Estar presente na internet com uma loja online é um grande passo ao crescimento exponencial do seu negócio. Mas saber gerenciar o site e conhecer as melhores personalizações para cada tipo de mercado é tarefa para nós da Megalu! Evite dores de cabeça e venha conversar conosco sobre as melhores plataformas de e-commerce para atingir bons resultados. Uma boa loja virtual atrai clientes novos, além de fidelizar os que já existem. Vem com a gente!

Empresas que confiam em nós:

Solicite agora um orçamento para sua empresa!