Identidade Visual
Você sabe o que é Identidade Visual e a importância dela para a sua empresa? Identidade Visual é todo um apanhado de elementos visuais que representam e comunicam o que é o seu negócio; sua missão, visão e valores; onde ele se encaixa no mercado…. A Identidade Visual está relacionada com o lado de fora da empresa e é, assim, a maneira como as pessoas reconhecem a sua marca! Por isso, a Identidade Visual pode informar para as pessoas se a sua empresa é tradicional ou moderna, se quer transmitir descontração ou seriedade, se é do ramo alimentício ou de moda. Portanto, investir em uma Identidade Visual bem elaborada e bem planejada é ter a certeza de que a sua empresa vai transmitir uma imagem adequada e vai se comunicar com o público certo!
Mas, o que compõe, então, a Identidade Visual? Uma Identidade Visual completa é composta por itens que, isolados e em conjunto, vão representar a sua empresa. São eles:
Logotipo
Slogan
Cores
Elementos gráficos
Materiais impressos e digitais
- Logotipo: Elemento primordial de qualquer Identidade visual e para qualquer empresa, o logotipo é a representação gráfica do seu negócio por meio de símbolos e tipografia (letras). Geralmente, é o item que dá início ao processo de criação da Identidade Visual, visto que é o objeto principal da sua marca e que estará estampado em toda comunicação a ser desenvolvida, como elementos de papelaria, em redes sociais, embalagens, etc.
- Slogan: O Slogan é uma palavra ou frase curta de fácil memorização que irá sintetizar a sua empresa ou uma ideia que você queira transmitir. Mas o que ele tem a ver com a Identidade Visual? Para a Identidade Visual, o Slogan é um elemento que auxilia no processo de criação, visto que também ajuda a comunicar algo sobre o seu negócio.
- Cores: No momento de desenvolver a Identidade Visual, a escolha da paleta de cores a ser utilizada é essencial. Na publicidade, até mesmo as cores da sua marca que irão compor a Identidade Visual vão representar uma ideia e comunicar algo sobre a sua empresa para o público. Por exemplo, em Fast Food, geralmente são utilizados, o vermelho e o amarelo, que são cores que instigam fome; enquanto empresas de advocacia possuem uma Identidade Visual com cores sóbrias, como preto, branco, marrom e azul marinho, para transmitir seriedade.
- Elementos gráficos: Uma Identidade Visual bem elaborada pode trazer também alguns elementos e detalhes que vão agregar na estética dos materiais da sua empresa. Por exemplo, na criação temos que elementos inclinados representam rapidez, por isso são muito utilizados na Identidade Visual de marcas esportivas; enquanto quadrados são mais objetivos e racionais.
- Materiais impressos e digitais: Uma boa Identidade Visual busca manter um padrão entre os materiais que você precisa, visto que, desta maneira, qualquer elemento impresso ou digital vai comunicar que é da sua empresa e não de outra. Alguns dos itens que compõe o todo da Identidade Visual podem ser: cartão de visita, pasta, papel timbrado, caneca, carro adesivado, página de Facebook e marca d’água em posts, assinatura de e-mail, entre outros.
Investir em uma Identidade Visual é, acima de tudo, transmitir confiança ao cliente e mostrar a qualidade da sua empresa. Se você tem um excelente produto a oferecer, mas não tem uma Identidade Visual bacana, dificilmente as pessoas demonstrarão interesse em conhecer o que você oferece. Por isso, a Identidade Visual vai ajudar você a conquistar o seu público mostrando que você cuida de cada detalhe do seu negócio. Além disso, a Identidade Visual da sua empresa irá identifica-la em qualquer lugar e para qualquer pessoa.
Se a sua empresa precisa de uma cara nova e uma Identidade Visual completa, deixa com a gente! Aqui desenvolvemos o melhor para o seu negócio.