Você já fez o plano de Marketing para sua empresa?

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Um plano de Marketing guia sua empresa e marca, para diferentes objetivos e resultados inalcançáveis ao longo do tempo

Seja iniciando ou já na ativa em um período longo no mercado de trabalho, criar metas e planos é extremamente primordial para se alcançar resultados desejados ao longo do tempo. Afinal, tudo se desenvolve por meio de objetivos e para alcançar é preciso montar estratégias, gestão e previsibilidade. No entanto, planejar não é algo fácil e colocar em prática é ainda mais complexo, pois precisa realizar adequações conforme a realidade de seu negócio.

Se você se interessa pelo tema e pretende monetizar as metas de sua empresa e seu negócio, veja a baixo alguns tópicos que iremos discutir:

  • O que é um plano de Marketing
  • Como desenvolver e qual sua importância
  • Como elaborar um plano de Marketing

O que é um plano de Marketing

O plano de Marketing nada mais é que um documento que sintetiza todo o planejamento estratégico para terminado período, incluindo objetivos, indicadores, análises e outras informações importantes para auxiliar e orientar a empresa. O plano pode ser elaborado para campanhas de marketing como por exemplo black Friday, estratégias de conteúdo ou marketing de relacionamento. Ou mesmo produtos e serviços oferecidos pela marcar. O plano é extremamente importante na gestão de marketing para que a empresa cumpra seus objetivos de maneira eficiente.

Como ferramenta de gestão, o marketing também está vinculado à gestão de negócios. Partindo do planejamento tático da empresa que conecta com o estratégico (mais amplo, de longo prazo). Porém, não há regras estabelecidas quanto ao prazo, nem em relação ao conteúdo e sua profundidade de plano de marketing, o importante é se ajudar a sua realidade e colocar em prática seus objetivos planejados.

Como desenvolver um plano de Marketing

O planejamento de Marketing pode se dividir em diferentes níveis de gestão, ele pode ser estratégico, tático e operacional.

  • Plano de Marketing Estratégico;
  • Plano de Marketing Tático;
  • Plano de Marketing Operacional.

Plano de Marketing Estratégico: Trata-se de um planejamento que alia as ações de marketing (campanhas, posts, anúncios) com os planos estratégicos gerais do negócio. Assim, é uma visão mais voltada para objetivos, metas, indicadores e propostas mais amplas da empresa. Pensar na estratégia é estabelecer metas e prazos. Dessa forma, o conceito busca conduzir a marca pelo caminho certo, rumo aos objetivos, analisando como fazer isso dentro do período estipulado. Além de serem mais objetivos, veja exemplos.

  • Plano de Marketing Digital
  • Plano de Marketing de Conteúdo
  • Plano de Marketing de Redes sociais 
  • Plano de Marketing de Relacionamento
  • Plano de Marketing de Produto
  • Plano de Marketing Social;

Plano de Marketing Tático: O planejamento tático de marketing é a parte do processo que irá conectar as ações estratégicas com as ações operacionais da sua empresa, logo, ele é responsável por determinar as ações menores e detalhadas na parte operacional. Em outras palavras, o planejamento tático de marketing é responsável por pegar a parte estratégica e colocá-la em prática.


O pensamento nessa etapa deve ser a médio prazo, logo, é de suma importância que sejam considerados os fatores que não foram pensados no planejamento das ações. E são divididos em cinco etapas, análise e brainstorming, criação, realização, acompanhamento e analise, e revisão.

Plano de Marketing Operacional: O marketing operacional é a ação, tudo estudado, analisado é colocado em prática. Sempre visando alcançar a meta ou objetivo estabelecido. O conceito representa uma das pontas de todo o processo: e a ação é voltada para a realização efetiva de estratégia determinada. O objetivo principal e conseguir resultados rapidamente a curto prazo para garantir a sobrevivência e o funcionamento adequado do planejamento.

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