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Novo Dicionário do Marketing Digital - Megalu Comunicação

Novo Dicionário do Marketing Digital

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Reunimos as melhores definições dos termos de marketing elaboradas pelas maiores empresas brasileiras como: Resultados Digitais, Rocket Content e LeadLovers para criar esse dicionário que apresentará os termos, técnicas e ferramentas de marketing para você se atualizar com o que existe de inovador no marketing digital, as definições são resumidas mas se você desejar mais informações a respeito encontrará através de buscas na internet ou  então contate nossos especialistas da Megalu que terão disponibilidade para uma call esclarecedora.

A

AIDA

A sigla representa as etapas do processo de relacionamento com o consumidor utilizado no marketing (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) e se baseia no comportamento humano. Essa técnica pode ser usada desde os títulos de conteúdos até em vídeos, passando por todos os tipos de contatos com o público.

Alcance (impressões)

Define-se como alcance em Marketing de Conteúdo, o número de usuários que visualizaram uma publicação online. Em relação ao Facebook, por exemplo, a quantidade tem variação de acordo com o Edge Rank- um algoritmo da rede social. O alcance pode ser desde orgânico, quando não é impulsionado via promoção de post, ou, ao contrário, pago- através de campanhas via Facebook Ads.

Algoritmo

Utilizado para definir qual tipo de conteúdo será entregue aos usuários das redes sociais.  Eles facilitam a automatização por meio de um conjunto de regras capazes de solucionar diferentes questões. Simplificando, é semelhante a uma receita de bolo, onde através da sequência de instruções, a máquina realize tarefas para nós.

Alt text (texto alternativo)

É usado para descrever uma imagem na internet. Esse texto é lido pelos motores de busca, como o Google, sendo um fator importante de SEO. Também é exibido sempre que o navegador não carrega a imagem.

Analytics

De modo geral, é a informação que resulta da análise de dados ou estatísticas de um site, plataforma, e-mail marketing, testes, entre outros. Pode se referir ao Google Analytics, ferramenta de análise de estatísticas do Google, ou a outras ferramentas similares.

API

Sigla para Application Programming Interface. Representa o conjunto de padrões de programação usado para integrações de softwares.

Autoridade de página

Nível de valorização de uma página da internet em comparação com suas concorrentes. Essa relação ajuda a determinar o posicionamento nos resultados da busca referentes a uma determinada palavra-chave. Os principais parâmetros usados para determinar a autoridade de página são a quantidade e qualidade de links que direcionam para ela.

Autoridade do domínio

Semelhante à autoridade de página, porém nesse caso está relacionado ao nome/domínio do site como um todo.

Autorresponder

Sistema automatizado de envio de mensagens, geralmente utilizado via e-mail ou Facebook. Com um autorresponder configurado, cada lead (prospecto) que se cadastra na sua lista de e-mails recebe uma série de e-mails automáticos pré-programados, sem que você precise disparar a cada pessoa individualmente.

Automação de marketing

É simplesmente o ato de tornar determinadas tarefas automatizadas, facilitando o dia a dia e priorizando o foco na estratégia. O termo está bastante relacionado ao uso de e-mail marketing e autorresponder, onde uma série de e-mails é enviada automaticamente para criar relacionamento com os prospectos.

B

Banner

São os tradicionais anúncios em forma de imagem veiculados em sites, blogs ou portais de informações. Em geral, o dono do site cobra um valor para que a empresa anunciante divulgue seus produtos e serviços. Também pode ser usado pelo próprio dono do site para conduzir o visitante a páginas específicas.

Base de visitantes

Número de visitantes únicos por dia regulares em um site, ou seja, uma média de visitas diárias recebidas.

Big data

Termo que se refere a quantidade astronômica de dados gerados no âmbito digital. É definido pelos chamados 5V’s: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor dos dados que são capturados.

Black hat

Conjunto de práticas de SEO consideradas antiéticas. Têm a finalidade de posicionar bem um site nas ferramentas de busca, como o Google.

Blog

Site no qual são publicados artigos, vídeos e imagens com regularidade, a fim de formar uma base de visitantes e mantê-los atualizados periodicamente.

Bounce

É uma métrica capaz de medir o índice de rejeição no recebimento em e-mails. Indica o número de leads que desistem da execução de uma determinada ação de marketing.

O Bounce pode ser de dois tipos:

Soft bounce:  ocorre quando o usuário não recebe o e-mail devido a fatores como servidor fora do ar ou falta de espaço em sua caixa de entrada;

Hard bounce: quando o endereço está inativo e já não pode mais receber e-mails.

Bounce Rate

Métrica de taxa de usuários que acessam determinado site, mas que saem rapidamente, sem explorar o conteúdo. Uma taxa baixa de Bounce Rate sinaliza ao Google que o conteúdo publicado não é de boa qualidade.

Buzz marketing

Implica em criar uma estratégia que gere a discussão positiva em relação a determinada marca ou produto, similar ao que ocorre com o efeito viral, porém, com um tempo de duração mais relevante que o viral.

C

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

Métrica que permite que as empresas saibam o quanto estão gastando para conquistar cada cliente novo. Conhecendo esse número é possível criar ou adaptar orçamentos e estratégias de marketing.

Calendário editorial

Agenda de publicações de conteúdo de uma marca ou site baseada em tempo. Pode incluir diversas etapas, como planejamento, pesquisa, redação, criação, entrega, publicação, etc. Também pode levar em conta diferentes formatos a serem publicados, desde artigos até vídeos e infográficos.

Canais

São os meios pelos quais uma marca se comunica com seu público, como e-mail, redes sociais, blogs, banners em sites parceiros, etc.

Chatbots

Chatbots são programas de computador que conseguem simular o atendimento humano em conversas online (via chat). Ou seja, quando alguém interage com um chatbot, tem a impressão de estar conversando com uma pessoa real (e não uma máquina).

Essa ferramenta é muito utilizada para agilizar o serviço de atendimento ao consumidor. Para mais informações, baixe o guia completo sobre o assunto:

Ciclo de venda

Tempo necessário para uma conversão (fechamento) de venda, contando a partir do primeiro contato do prospecto com a marca ou produto.

Cold Call

Ou traduzido para o português, ligação fria, é a ligação feita para um potencial cliente com o qual você nunca teve um contato prévio.

Além disso, como cold calling é uma expressão muito utilizada na área de vendas, ela está geralmente associada a um contato que envolve interesse comercial, ou seja, alguém querendo vender algo para um outro alguém.

Cold Mail

Similar ao cold calling, cold mailing é a tentativa de iniciar a conversa com alguém via email sem anteriormente ter tido algum tipo de contato com essa pessoa (que, nessa fase, é bem provável que seja um lead).

Uma das dificuldades desse processo é conseguir contatar a pessoa certa, além de alinhar o discurso à mesma.

Consistência

Nada mais é do que a realização de uma ação com uma frequência regular, como por exemplo a publicação de conteúdos no blog e redes sociais. A consistência é fundamental para criar uma base de audiência e construir relacionamento.

Conteúdo pago

São conteúdos publicados pelas empresas por meio de qualquer mídia paga, como anúncios no Facebook (incluindo impulsionamentos de posts), banners em sites, Google Adwords, anúncios no Instagram ou Twitter, entre outros.

Conteúdo próprio

Conteúdo criado (ou desenvolvido por meio de curadoria) pela própria marca para o seu público-alvo. Geralmente consiste em posts em blogs ou posts de redes sociais, como textos, vídeos, imagens, gifs, etc. Também entram aqui as mensagens enviadas por e-mail ou outros canais.

Conteúdo viral

Mensagem ou peça de comunicação que foi amplamente compartilhada e reproduzida, seja na internet ou fora dela. Embora esse efeito possa ser resultado do acaso, muitas vezes é parte de uma estratégia de Marketing Viral.

Conversão

Realizar a ação que a empresa deseja que o usuário realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, assinar um teste, etc.

Cookies

São arquivos simples inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras o site é possível identificar esse visitante e suas preferências.

Copywriting

Textos produzidos com o objetivo de influenciar a audiência e vender, com estratégias capazes de sensibilizar e influenciar personas específicas.

CPC (Custo por Clique)

Método de cobrança de anúncios no qual o valor a ser pago depende do número de cliques realizados. É utilizado, por exemplo, pelo Google Adwords e Facebook Ads.

CPA (Custo por Aquisição)

Outro método de cobrança de anúncios, porém calculado com base nas conversões realizadas (por exemplo, número de vendas).

CRO (Conversion Rate Optimization)

É a otimização de taxa de conversão, um conjunto de estratégias que visa aumentar o percentual de conversões no website (como por exemplo, vendas ou leads gerados).

CRM (Customer Relationship Management)

É a gestão do relacionamento com o cliente. Em geral, quando se fala em CRM, as pessoas referem-se também aos software que oferecem soluções completas de gestão de relacionamento. Essas plataformas trabalham desde a catalogação de informações até o atendimento pós-venda.

CTA (Call-To-Action)

É uma chamada para ação, ou seja, uma ordem que incentiva o usuário a tomar uma determinada medida, como clicar em um link, baixar um material ou fazer a inscrição para um evento.

CTR (Click Through Rate)

Refere-se à porcentagem da audiência que visualizou sua mensagem e clicou no link disponibilizado, sendo redirecionada à sua página da web.

D

Distribuição

Forma ou meio pelo qual um produto ou serviço é entregue ao consumidor final. No nosso contexto, a distribuição de um produto pode ser feita por e-mail, por exemplo, caso seja um livro digital. Já um e-commerce de produtos físicos fará a distribuição via Correios ou outro meio de transporte.

E

Ebook

Nada mais é do que um livro eletrônico. No marketing digital, pode ser usado como material educativo para gerar leads e construir relacionamento com potenciais clientes.

EdgeRank

Algoritmo do Facebook que determina quais posts são relevantes o suficiente para aparecer no feed de notícias do usuário. Leva em consideração três fatores principais: formato do post (imagem, texto, vídeo), idade da postagem (quanto mais recente, melhor) e afinidade (se houve interações anteriores com a fanpage).

Engajamento

No marketing digital, o termo está relacionado às interações que os usuários têm com os conteúdos publicados por uma marca. Pode ser medido em “likes”, comentários, respostas, cliques nos links, etc.

Entrega

Pode-se referir tanto a mensagens como a produtos e serviços. Quando uma mensagem (de e-mail, por exemplo) é enviada a um potencial cliente e é recebida pelo usuário, dizemos que houve a entrega. O mesmo vale para um serviço fornecido que é aceito pelo cliente.

F

Facebook Ads

É a plataforma de anúncios do Facebook para quem deseja anunciar na maior rede social do mundo (e também no Instagram). Permite que você crie anúncios e pague por eles usando a sua conta. O grande mérito do Facebook Ads é a alta capacidade de segmentação, já que você pode escolher características específicas do seu público-alvo para atingir as pessoas certas E aumentar a eficácia dos anúncios.

Formulário de conversão

Campos de informações (nome, e-mail, telefone) que podem ser preenchidos pelo visitante de um site em troca de algum conteúdo, como um cadastro na newsletter, download de Ebook ou acesso a uma oferta especial.

Frequência

Periodicidade com que uma tarefa é executada, como a atualização de um blog ou as postagens de redes sociais.

Funil de vendas:

Imagine uma pirâmide invertida. Nela estão os diferentes estágios em que os seus potenciais clientes se encontram no processo de venda. Enquanto alguns deles estão simplesmente começando a se relacionar com os seus conteúdos, outros já estão praticamente fechando uma compra. Esse é o funil de vendas, que costuma ser dividido em três fases: Topo do Funil (ToFu), Meio do Funil (MoFu) e Fundo do Funil (BoFu).

Tofu – Sigla para Topo de Funil (Top of the funnel) – estágio inicial de um Lead no processo de venda, ainda longe do momento da compra. Os materiais para topo de funil são mais introdutórios e possuem o objetivo de transformar o visitante em Lead.

Mofu – Sigla para Meio de Funil (Middle of the funnel) – estágio intermediário de um potencial cliente no processo de venda. Os materiais de meio de funil têm o objetivo de fortalecer o relacionamento e a credibilidade da empresa e gerar demanda pelo produto ou serviço.

Bofu – Sigla para Fundo de Funil (bottom of the funnel) – estágio final do processo de venda, quando o Lead está próximo a se tornar um cliente, pronto para a compra. Os materiais de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente que a sua opção é a melhor possível para o caso dele.

Para cada uma das etapas deve ser aplicada uma estratégia de conteúdo diferente. Para o topo do funil são usados conteúdos introdutórios com o objetivo de transformar o visitante em um lead (prospecto). No meio do funil, os conteúdos são um pouco mais aprofundados, buscando fortalecer o relacionamento com o usuário e gerar demanda pelo produto ou serviço. Já no fundo do funil, o prospecto está próximo da compra e, nesse caso, os conteúdos devem tirar dúvidas específicas, quebrar objeções e mostrar estudos de caso.

G

Gatilho de E-mail

Esse tipo de configuração dispara uma mensagem a partir de uma ação tomada pelo usuário. Por exemplo, você pode programar para que todas as pessoas que clicarem em um determinado link da sua newsletter recebam um segundo e-mail com mais informações sobre o assunto. Os gatilhos também podem ser usados em outras situações, como vídeos, páginas, etc.

Google Ads

Plataforma que permite exibir anúncios nos resultados das pesquisas do Google (no topo ou no lado direito da página), ou ainda em uma rede de sites parceiros. É possível segmentar os anúncios para públicos ou palavras-chave específicas.

Growth Hacking

Conjunto de estratégias que buscam gerar um crescimento rápido na base de clientes. Para isso, envolve diferentes setores e canais, testando diversas ações diferentes.

I

Inbound Marketing

Considerado por muitos como o novo marketing, foca em atrair os clientes gradualmente até a marca e seus serviços (por meio da publicação de conteúdo relevante) ao invés de interromper os consumidores no seu dia a dia. Para isso, usa estratégias de marketing digital e trabalha em quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento.

Infográfico

São gráficos e ilustrações com dados e informações sobre variados tipos de assuntos, geralmente abordando pesquisas, preferências, etc.

Infoproduto

Se refere aos produtos digitais, ou seja, cursos, -books, aulas em vídeo, dentre outros que são oferecidos online.

Isca digital

Se refere ao fato de “pescar” o potencial cliente, oferecendo a ele um brinde ou presente, geralmente um Infoproduto. Em troca, ele deve assinar uma lista de e-mail, por exemplo.

Inside Sales

Diferente das vendas tradicionais, é quando o vendedor faz a venda de dentro do escritório via telefone, Skype e outros meios de comunicação. Não há encontro físico na negociação.

K

KPIs (Key Performance Indicators)

Indicadores quantitativos definidos como parte da estratégia de marketing digital de uma empresa. São utilizados para mensurar as ações e monitorar o cumprimento das metas, acompanhando o progresso com base nos números.

L

Landing Page

Uma “página de aterrissagem” é qualquer página que atua como filtro de público e porta de entrada para os visitantes de um site ou outra página. No marketing digital, costuma ter um objetivo de conversão específico, como vendas ou geração de leads.

Lead

É um potencial cliente. No marketing digital, o termo é usado para se referir a um usuário que demonstrou interesse na sua empresa e inseriu seus dados (e-mail, nome, etc.) em um formulário de conversão. Esse processo é denominado “geração de leads“. Normalmente, o lead recebe mais conteúdos e informações através do funil de venda, podendo se transformar em cliente.

Lead qualificado

É o lead que está pronto para receber uma oferta.

Lead scoring

Sistema de pontuação que classifica os leads de acordo com seus comportamentos. É usado para analisar se um lead é ou não qualificado (como por exemplo, para receber uma oferta de produto).

Links patrocinados

Anúncios pagos exibidos nos resultados de uma busca (no Google, por exemplo) de acordo com as palavras-chave usadas ou em sites parceiros da rede de Display.

Long tail keywords

São as palavras-chave de cauda longa, que representam termos de pesquisa mais específicos. Sofrem menos concorrência tanto na busca orgânica como nos leilões de palavras-chave para quem trabalha com links patrocinados. Por exemplo: em vez “sapato feminino”, poderia ser utilizado o termo “sapato de salto alto vermelho”.

M

Marca

Soma total da opinião que os usuários e clientes têm de uma empresa. Vai além da identidade visual ou logo, já que compreende todo o valor agregado e percepção de mercado adquiridos ao longo do tempo. Uma empresa pode optar por construir seu posicionamento de modo intencional ou permitir que as circunstâncias moldem sua marca.

Marketing de Conteúdo

Faz parte da estratégia de Inbound Marketing. Tem o objetivo de atrair um determinado público-alvo por meio da produção e publicação de conteúdos relevantes nos mais diversos formatos, como textos, vídeos, Ebooks e infográficos. Trabalha as diferentes etapas do funil de vendas, gerando conteúdos específicos para cada uma delas.

Mídia espontânea

Este tipo de conteúdo não é criado pela empresa, mas sim pelos fãs ou outros usuários. Daí o nome mídia espontânea, já que a marca ganha espaço na mídia sem precisar pagar por ele. Em geral, são mensagens compartilhadas por fãs nas redes sociais, podendo ter os mais diversos formatos.

Modelo de negócio

Define como a empresa cria seus produtos e serviços, como ela os entrega ao público-alvo e como recebe os pagamentos. É a base de qualquer empreendimento que vise o lucro, a construção de ativos e a geração de valor para a marca.

MQL

MQL ou Marketing Qualified Leads, são as leads que foram nutridas e qualificadas pelo time de Marketing, encaminhando para ficarem prontas para o time de vendas. Quando esses leads estão prontos para serem abordados pelo time de vendas, eles se tornam SQLs.

N

Nutrição de leads ou Fluxo de nutrição

É o processo, normalmente automatizado em uma sequência de e-mails, que têm o objetivo de estreitar relacionamento com o prospecto e aproximá-lo do momento da compra. Por exemplo: ao se cadastrar para ver dicas sobre finanças pessoais, o usuário recebe automaticamente uma série de e-mails e conteúdos educativos sobre o assunto, podendo incluir a oferta de algum serviço ou produto relacionado.

O

Outbound Marketing

Oposto de Inbound Marketing, é o marketing tradicional, em que anunciantes usam a publicidade para “ir até os consumidores” ao invés de atraí-los até a marca. Geralmente está relacionado à interrupção, como nos comerciais de TV ou rádio.

P

Palavra-chave

Palavra ou expressão que resume um tema ou assunto de busca na internet. Por exemplo: um conteúdo voltado para a área de ganho de massa muscular pode utilizar a palavra-chave “como ganhar massa magra”. Os esforços de SEO baseiam-se nesses termos para otimizar as páginas e aparecer nos resultados do Google.

Páginas por visita

Número médio de páginas visualizadas por um único visitante durante um determinado período de tempo. Por exemplo, se cada pessoa que entra no seu site acessa em média 3 páginas, essa será a estatística de páginas por visita.

Páginas visualizadas (page views)

Número de vezes que uma página web (ou um conjunto de páginas) é visualizado pelo público durante um determinado período de tempo.

Persona

Personagem que representa o cliente ou consumidor ideal para um produto ou serviço da empresa. Reúne características demográficas (nome, idade, gênero, escolaridade, etc.) e comportamentais (gostos, preferências, aspirações, frustrações, etc.).

Planejador de Palavra-Chave do Google

Ferramenta gratuita fornecida pelo Google dentro do Google Adwords. Com ela, você pode conferir a quantidade de pesquisas médias mensais para os termos de pesquisa relacionados ao seu site, identificando tendências e planejando seus conteúdos. Também é possível ver quanto custa anunciar para as palavras-chave em questão, desenhando suas campanhas publicitárias.

R

Rede de Display do Google:

Cadeia de sites, portais e blogs que têm anúncios do Google Adwords exibidos em suas páginas.

Retargeting

Consiste em impactar usuários que já tiveram contato com a sua mensagem, site ou conteúdo. Isso é possível por meio da tecnologia, utilizando os cookies dos navegadores de internet. Dessa forma você pode, por exemplo, configurar uma campanha para ser exibida a todas as pessoas que visitaram a sua página de vendas na última semana.

ROI (Return on Investment)

Em português, Retorno sobre Investimento. É a relação entre a receita e os gastos quando se trata de marketing. Por exemplo: uma campanha com R$ 100 de investimento e retorno de R$ 500 apresenta um ROI de 500%.

S

Sazonalidade

Ciclo de negócios que sofre influência de eventos baseados no calendário anual.

Segmentação

Definição de uma campanha ou estratégia de conteúdo por público-alvo, com definições que incluem faixa etária, gênero, profissão, hábitos de consumo, nível de renda, etc.

SEM (Search Engine Marketing)

É o conjunto de estratégias com a finalidade de promover um site nas buscas do Google, Bing, Yahoo!, etc. Engloba tanto a parte de Links Patrocinados (Google Adwords, por exemplo) como SEO (busca orgânica).

SEO (Search Engine Optimization)

É a prática de preparar um website para ser rapidamente, facilmente e devidamente indexado pelo Google ou outros motores de busca. Por meio de estratégias de SEO, um site pode conquistar uma melhor posição nas pesquisas, obtendo mais tráfego vindo das buscas orgânicas.

SERP (Search Engine Results Page)

Página que contém os resultados de uma pesquisa em ferramenta de busca, como o Google.

SQL

Sales Qualified Leads, são aqueles leads que cumpriram todos os critérios de qualificação mínimos para serem abordados pelo time de vendas da empresa.

Squeeze page

Uma modalidade de landing page usada especificamente para captação de emails de potenciais clientes (geração de leads).

T

Taxa de abertura

Porcentagem de pessoas que abre um e-mail enviado pela empresa.

Taxa de cliques

Porcentagem de pessoas que clica em qualquer um dos links contidos em um e-mail ou outro conteúdo (como uma publicação nas redes sociais) enviado pela empresa.

Taxa de conversão

Porcentagem de usuários que completa uma determinada ação desejada pela empresa, sendo “convertidos” em clientes ou leads, por exemplo. A taxa de conversão pode ser utilizada e medida nos mais variados canais, como e-mail marketing, páginas de vendas, blog, entre outros.

Taxa de entrega

Porcentagem de mensagens que são efetivamente entregues aos usuários ou potenciais clientes. Costuma ser usada quando o assunto é e-mail marketing, já que as taxas de entrega de e-mails costumam variar de acordo com a ferramenta utilizada, peso da mensagem, assunto, entre diversos outros fatores.

Tempo no site

Tempo médio durante o qual um visitante permanece ativo em um determinado website.

Teste A/B

Teste feito com duas ou mais variações de uma página, publicação ou e-mail. O objetivo é avaliar qual das versões apresenta melhor desempenho tendo como base a resposta dos usuários. Por exemplo: você pode enviar dois e-mails com assuntos (títulos) diferentes e testar qual deles conquista a maior taxa de abertura.

Tráfego orgânico

Visitas no website vindas de fontes pelas quais a empresa não pagou para ter seu conteúdo exibido. É o caso de acessos diretos no blog, redes sociais (sem impulsionamento ou anúncios), buscas naturais do Google, visitas vindas de compartilhamentos feitos por fãs, visitas vindas de cliques na newsletter, entre outros.

Tráfego pago

Visitas no website vindas de anúncios e publicações pagas, seja nas redes sociais, banners, Google Adwords, etc.

Twitter Ads

Plataforma do Twitter que permite pagar para alcançar mais pessoas na rede social, segmentando usuários de acordo com o perfil do seu público-alvo.

U

Upsell

No Marketing Digital, Upsell é uma estratégia de vendas. É a ação de oferecer ao comprador, uma determinada solução/produto, assim que ele realiza uma compra.

UX (user experience)

Tradução literal de ‘Experiência do Usuário’. É uma das vertentes de Design que engloba toda a usabilidade do usuário em um site ou aplicativo por exemplo. Ele foi um termo que surgiu do design, mas hoje já pode ser expandido para o mindset de toda uma organização.

UI (user interface)

‘Interface do usuário’, representa tudo aquilo que o usuário visualiza na página, não sendo diretamente conectado com a experiência em si. Também surgiu a partir de uma vertente do design

V

Visita

É um acesso a um site. Um visitante pode fazer mais de uma visita em um site, por exemplo. Se ele fechar o site e entrar de novo em um intervalo maior do que 30 minutos, isso contabilizará duas visitas de um mesmo visitante.

Visitante

É o usuário que faz as ações no site durante uma sessão.

Visitante Único

É o visitante que, se já entrou em determinado site e teve um cookie instalado em seu computador, contabilizará como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma é possível saber quantos visitantes um site teve, sem contar o mesmo usuário mais de uma vez.

Visitantes de retorno

É um visitante único que tenha entrado mais de uma vez em um site.

W

Webinar

Também chamado de “hangout” ou “webinário”. É uma aula, palestra, entrevista ou qualquer outro tipo conteúdo transmitido ao público em formato de seminário on-line, podendo ser exibido ao vivo ou gravado.

Z

ZMOT (momento zero)

De acordo com o Google:

“No Google, chamamos o momento da tomada de decisão on-line de Momento Zero da Verdade (Zero Moment of Truth) ou ZMOT”. Se trata do instante em que o usuário busca as informações sobre um determinado produto ou serviço na internet.

Agora que você já conhece todos os termos do marketing digital, é hora de estruturar sua equipe para colocar esses conceitos em prática.

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