O Colégio ATOPP Brasil, pertencente ao grupo ATOPP Brasil Educacional, firmou, em dezembro de 2020, parceria com Elite Rede de Ensino, segmento de educação média e fundamental pertencente ao grupo Eleva, o maior conglomerado de escolas do país, com mais de 83 mil alunos e 130 escolas.
De acordo com o sócio e diretor-geral do Colégio ATOPP Brasil, Elvis Bim, o grupo Eleva Educação irá manter o quadro de coordenadores e corpo docente, além de conservar parcialmente também a marca, uma vez que em 2021 a escola passa a se chamar Elite Atopp. “Ao estreitar as conversas sobre a parceria, o grupo Eleva considerou que o perfil do ATOPP se encaixava perfeitamente com o do grupo. Para nós é um grande mérito, um reconhecimento do trabalho que em que estávamos empenhados a anos. O Elite é a maior rede de ensino do Brasil e agora traz essa qualidade diferenciada aos londrinenses”, comenta Bim.
Como foi comunicar a transição
As transições de marcas tendem a gerar, naturalmente, desconfortos e desconfianças perante ao público já consolidado. A chave da comunicação na transição está em convencer os públicos que a mudança trará benefícios e melhorias.
Veja alguns exemplos de materiais executados pela Megalu Comunicação na comunicação de transição de Colégio ATOPP Brasil para Elite Atopp Rede de Ensino:
Estratégia de Marketing
A partir do anúncio da parceria, a Megalu passou a desenhar, junto com o departamento de Marketing do Elite (com sede no Rio de Janeiro/RJ e correspondente regional em Curitiba/PR), a estratégia de marketing mais assertiva para a fusão e transição de Colégio ATOPP Brasil para Elite Atopp Rede de Ensino. Entre as ações firmadas, houve a conservação da marca, a comunicação aos pais e alunos, anúncio público, e a implementação da nova identidade visual.
Nesse sentido, é imprescindível que qualquer organização que deseja crescer e expandir, tenha um manual de marca completo, que será importante para a padronização da comunicação visual. Isso possibilitou a Megalu assessorar o processo de transição.
A assessoria de marketing na fusão de empresas permite, a médio prazo, a adaptação da cultura da empresa, união dos processos e tecnologias, conservação da produtividade e o asseguramento da força da marca.
A importância do Manual de marca
O Manual de marca tem o papel de manter a identidade do seu negócio de forma padronizada e precisa, que por sua vez, faz com que seus consumidores a reconheçam facilmente dentro do mercado.
Independente do porte do empreendimento, ele pode e deve ter um guia de identidade visual que direcione seus colaboradores e designers na utilização correta da sua imagem.
O Manual da marca auxilia no desenvolvimento de qualquer material publicitário de acordo com a identidade estabelecida previamente. Nem sempre serão os mesmos profissionais e agências que trabalharão nos projetos publicitários da empresa. Sendo assim, o manual de identidade visual, como também é chamado, garante que os conceitos e padrões se mantenham na comunicação da empresa.
No caso da transição do Colégio ATOPP Brasil para Elite Atopp Rede de Ensino, o manual de ambas as marcas foi essencial para que a identidade fosse preservada, com materiais que respeitassem as identidades de ambas.
A comunicação visual interna
A comunicação visual interna de uma empresa não se limita a logomarca, website ou cartão de visita. Ela acontece também quando a sua identidade é aplicada no mobiliário, nas cores, nas paredes, na sinalização, no estilo da decoração, nos uniformes e em diversos outros elementos que compõe o ambiente interno da organização.
A Megalu Comunicação agradece ao Grupo Eleva pela confiança em nossos serviços nesta etapa de transição. Sabemos que a comunicação com o público é essencial neste processo. Por isso, nos dispomos a entregar o nosso melhor trabalho e nos orgulhamos do resultado.
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